Telefone:
(17) 3522-1198
Endereço:
Rua Ceará, 341 - Catanduva-SP

CURIOSIDADES NOS AVIÕES – PARTE IV


  18 de março de 2019

 CURIOSIDADES NOS AVIÕES – parte IV

(continuação). Esta é uma coletânea do que rola durante um voo. Quando mais acontece acidentes? Não queremos deixar você com medo, mas essa estatística é muito interessante para quem gosta de aviação. Uma pesquisa mostra que os primeiros três minutos após a decolagem e os últimos oito minutos antes da aterrissagem são quando acontecem 80% dos acidentes de avião. Ou seja… Quando o avião está nas alturas dificilmente o piloto enfrentará problemas. Só em filme: É comum nos filmes de ação um tripulante (geralmente o mocinho) assumir o comando da aeronave depois de alguns problemas no ar. Mas, na vida real, essa situação é impossível. Mesmo que seja um fanático por simuladores de voo em computador ou conheça o modelo do avião, ele não terá totais condições de comandar a aeronave. Além disso, é bem provável que não consiga lidar com tamanho stress. Pouso forte pode ser intencional: Você não leu errado! Às vezes, uma aterrissagem mais forte não é uma consequência das ações incorretas do piloto, mas sim de uma atitude intencional, por causa das condições climáticas adversas. Vamos explicar melhor… Se a pista estiver coberta de água, a tripulação deve aterrissar de maneira forte, para quebrar essa camada e evitar a aquaplanagem. Por que os aviões são brancos? Você já se perguntou o motivo das aeronaves serem brancas? Isso acontece por algumas razões. Com a cor branca, o avião retém menos calor. Isso é melhor para os passageiros e mais econômico para a companhia aérea. Também ajuda choques com pássaros. As aves enxergam muito bem o reflexo das superfícies brancas, e não batem nos aviões. E tem mais! Na cor branca, é mais fácil ver rachaduras e áreas amassadas. Cinzeiros no avião? Todo mundo sabe que fumar é proibido em aviões. Mas por que ainda hoje, mesmo com a proibição, as aeronaves ainda trazem cinzeiros, principalmente nos banheiros? Isso acontece porque a presença desse item é uma exigência dos órgãos que ditam as regras da aviação civil. A obrigação é vista como uma questão de segurança. Mesmo não sendo permitido, alguns fumantes ainda insistem em acender cigarro dentro do avião. Caso isso aconteça, a aeronave terá um local para extinguir o cigarro com segurança. Completa o tanque: Você já pensou quantos litros de combustível é necessário para uma viagem longa de avião? Em uma rota de São Paulo para Paris, por exemplo, um avião consome cerca de 90 toneladas de combustível. É muita coisa! E o abastecimento da aeronave dura cerca de 30 a 40 minutos. Como funciona isso? O combustível fica em dutos subterrâneos no solo do aeroporto. Um caminhão-bomba chega, abre uma espécie de bueiro no chão e acopla um tubo entre essas galerias e os tanques da aeronave, que ficam localizados nas asas. Dessa forma, o querosene de aviação é bombeada para os tanques do avião. Do you speak english? A língua inglesa é mais do que essencial para quem quer ser comissário de bordo. Qualquer piloto que pretenda voar para fora dos limites brasileiros deve ter, pelo menos, o nível quatro certificado de acordo com regras da International Civil Aviation Organization (ICAO). Essa norma foi criada em 1988, quando a organização percebeu que muitos acidentes aéreos aconteceram por falta de entendimento entre controladores aéreos e comandantes e copilotos. As aeromoças também precisam saber inglês para auxiliar os passageiros e dar as famosas instruções. Funcionário voam de graça: Os funcionários conseguem voar de graça nas companhias em que trabalham. Há ainda um acordo entre boa parte das companhias aéreas onde os profissionais da aviação viajam de graça, ou pagando apenas as taxas do embarque. Isso funciona também para alguns familiares do funcionário. Quem não gostaria de ter um parente com esse beneficio? Nem todas as falhas são reparadas: Mais uma curiosidade que pode causar medo! A lista de coisas a serem checadas antes do avião decolar é enorme. Por isso, às vezes, a aeronave é liberada com algumas falhas menores. Mas nada de desespero! As falhas “aceitáveis” são apenas as que não causam problemas na segurança dos passageiros. Nenhum avião decola caso algum problema sério seja detectado. Machado a bordo: Isso parece assustador! Você sabia que todo avião possui machados escondidos dos passageiros? Dependendo do tamanho da aeronave, são colocados até três dessas ferramentas a bordo. O motivo? Esse equipamento serve no combate de incêndios ou para arrombar a porta do banheiro caso aconteça algum problema. Ou seja, o machado só é usado em caso de emergência e por funcionários da companhia aérea. Fique tranquilo! Apesar de algumas dessas informações serem assustadoras, não se esqueça que o avião ainda é um dos meios mais seguros para se deslocar, ficando só atrás do elevador! Dos meios de transportes, o avião ainda é considerado o mais seguro do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, é 11 vezes mais seguro viajar de avião do que de carro, de acordo com estudos realizados por especialistas. Então viaje tranquilo!

Fonte: http://www.desafiomundial.com/br/curiosidades-da-aviao-que-voc-nunca-poderia-imaginar/3/

                                                        www.buchadvocacia.com.br

                                                        buch@buchadvocacia.com.br

Top