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O FANTÁSTICO E O TESTE DO INMETRO


  31 de dezembro de 1969

   

O FANTÁSTICO E O TESTE DO IMNETRO                                                                             
José Carlos Buch

O “Fantástico” é, sem dúvida, ao lado do Globo Repórter e Globo Rural,  um dos programas mais consagrados da televisão brasileira. Há mais de trinta anos no ar, o programa sinaliza em seu final que é hora de ir pra cama e se preparar para o segundo dia da semana também conhecida como “segundona braba”. Sim porque, poucos se dão conta de conta de que, como o próprio diz, segunda feira é o segundo dia da semana que começa no domingo(o primeiro dia da semana, destinado ao descanso e à oração – Dicionário Eletrônico Aurélio).  Sem pretender ser saudosista, o fato é que a abertura dos anos oitenta com a música original e lindas bailarinas com o rostos afiletados das cores verde, vermelho e azul,  dançando sobre um araxá(não confundir com a cidade turística do mesmo nome) é inesquecível. É bem verdade que o “Fantástico”, enquanto revista eletrônica das noites de domingo, vem sendo repaginado a cada ano. Os musicais cederam lugar para matérias de cunho cientifico, histórico e cultural e até mesmo um quadro com teste de produtos na defesa dos direitos do consumidor brasileiro. É claro que esses testes feitos no IMNETRO, um órgão acima de qualquer suspeito são bem-vindos na medida em que, na omissão do poder público que tem o poder polícia,  alertam o consumidor para não comprar gato por lebre.  Apesar da importância do quadro e da preocupação social da Globo, o fato é que produtos campeões de divulgação publicitária  mídia não fazem parte dos testes do IMNETRO. Será que as  cervejas existentes no mercado, principalmente as mais vendidas realmente contém o teor alcoólico e os ingredientes inscritos no rótulo? E o OMO, líder absoluto no segmento de sabão em pó há muitos anos, será que realmente limpa tão branco como promete ou é igual aos demais? E as Casas Bahia, será que as promoções que anunciam desconto de até 50% e parcelas a perder de vista, não constituem mais um engodo? Porque não comparar os produtos anunciados com os preços de outras lojas? E bom bril é mesmo superior ao concorrente ou a diferença e só a marca? Fiquemos por aqui porque esses produtos e lojas nunca serão analisados pelo IMNETRO e jamais aparecerão no fantástico,  e a razão é muito simples – o interesse comercial fala mais alto.

advogado tributário

   www.buchadvocacia.com.br                             colaborador do Notícia da Manhã

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