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  30 de agosto de 2012

O URDIDO ENGODO DA TELEFÔNICA


O URDIDO ENGODO DA TELEFONICA

                                                                 José Carlos Buch

Há tempos vimos combatendo o golpe da publicidade na lista telefônica. Felizmente temos podido orientar, com significativo sucesso,  inúmeras vitimas de todos os cantos do Brasil que nos descobrem pela internet. Nosso alvo tem sido as empresas Editora Veneza de Catálogos Ltda.  e Editora de Catálogos San Remo Ltda.(ambas com restrições na Receita Federal), que ludibriam pessoas vendendo publicidade virtual em suposta lista telefônica. Até então não tínhamos como pressupor o envolvimento da TELEFONICA nessa engendrada cilada. Contudo, hoje não temos dúvida de que a TELEFONICA, no mínimo, age em conluio com as duas empresas “picaretas”, na medida em que aceita que as parcelas da suposta publicidade sejam cobradas através das contas mensais do telefone fixo.  Sempre ouvimos falar que a TELEFONICA é campeã de reclamações no PROCON. Contudo,  foi necessário sermos mais uma vítima para entender como ela conquistou a desonrosa liderança absoluta no rol das empresas que não prestam um bom serviço, desrespeitam o consumidor  e não cumprem contratos. Mas, vamos aos fatos. No dia 13 de abril do corrente, fomos contatados, por telefone é claro,  por consultora de negócios  da TELEFONICA  propondo-nos um novo contrato que consistia na cobrança de valor único e fixo, mensal, de R$525,00(quinhentos e vinte e cinco reais), para determinada minutagem de ligações locais, dentro do estado e para celulares da área 17, sem qualquer outra cobrança. E mais, na proposta foi nos oferecido, sem qualquer taxa adicional, mais duas linhas, que realmente foram ligadas em menos de 48 horas. Registre-se que as novas linhas entregues trouxeram um legado de inúmeras ligações recebidas e que, logicamente, eram destinadas aos usuários anteriores. Inaceitável! Isso foi apenas o começo do périplo e, mal sabíamos o que estaria por vir. Quando nos foi proposto o valor fixo e duas linhas adicionais tínhamos um custo mensal com telefone fixo que não ultrapassava a R$650,00. Perplexos, esse valor, já na primeira conta a partir do  novo plano, saltou para R$1.040,00. É claro que tentamos toda a sorte de contato com a  TELEFONICA, começando com reclamação  pelo 0800 015 1500 que, depois de cansativa espera e muito merchan auricular,  ensejou um protocolo; requisitamos também  a fita gravada pelo mesmo 0800,  que por lei deveria ser entregue em 10 dias; enviamos reclamação pelo  correio eletrônico; encaminhamos notificação extra-judicial e, como todas as tentativas se revelaram frustradas, isto é, não mereceram uma única manifestação, inclusive, sequer foi nos enviada a fita gravada relativa às tratativas do dia 13 de abril, apelamos para a ANATEL  que abriu novo protocolo prometendo em 5 dias resolver a questão. Registre-se que, por conta disso, deixamos de pagar as contas das novas linhas cujos valores estão sendo diariamente cobrados pelo depto. comercial, como se nada estivesse acontecendo. Também temos recebido ligações de outros departamentos da mesma TELEFONICA nos oferecendo outros serviços e, quando mencionamos a pendência e o protocolo ainda em aberto, as ditas consultoras fingem ignorar ou alegam que isso é com outro departamento. Passados mais de  40 dias e, por conta da denuncia junto à ANATEL, recebemos ligação novamente de  “consultora de negócios” indagando-nos o porque(!) da nossa representação junto à ANATEL. Não é preciso dizer que tivemos que repetir a mesma história que está registrada na gravação do protocolo(pedido reiterado em 08/06/2010); que consta da reclamação (protocolo nº 806.473.129, de 03/05/2010); que foi relatada no correio eletrônico(20/05/2010); que foi detalhada  na notificação(21/05/2010) e, por final, que foi argüida na denúncia formulada junto à Agência de Telecomunicações (18/06/2010). Haf,  haja saco e paciência! Por enquanto a questão está nesse pé mas, uma coisa é certa, não estamos rasgando dinheiro e nem, tampouco, está escrito “burro” em nossa testa, para aceitarmos que um serviço mensal que já era caro em R$650,00 salte para R$1.040,00, por conta de mais um engodo da TELEFONICA que, além de campeã de reclamação, está a caminho de conquistar também o título de campeã do engodo e da cilada. Até o momento em que este artigo está sendo escrito, inúmeras “consultoras” da TELEFONICA(em média 3 a cada dia) entraram em contato para as quais tivemos que relatar a mesma e repetitiva história. Certamente iremos cancelar o novo e enganoso plano, arcando com os prejuízos, mas sem abrir mão de obter a gravação para ajuizamento de ação judicial.  Para finalizar, vai aqui um alerta, como reiteradamente temos enfatizado – fuja sempre da publicidade na lista oferecida pelas Editoras “San Remo” e “Veneza”, duas verdadeiras arapucas e, também, não confie em qualquer proposta supostamente vantajosa sugerida pela TELEFONICA, ao menos que seja por escrito. Esses cuidados são importantes para não cair na mesma cilada e no mesmo urdido engodo dos quais estamos sendo(mais uma) vítima. Infelizmente.

(todos os fatos narrados estão devidamente documentados e poderão instruir ação judicial a ser ajuizada oportunamente)        

                                                                 advogado tributário

www.buchadvocacia.com.br  

buch@buchadvocacia.com.br

publicado no jornal O Regional em 06/2010

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